Vista Alegre do Alto está em lockdown devido aumento dos casos de Covid19

Publicado em 06/06/2020 as 11h20

Medida visa conter disparada de casos da doença na cidade

 

O município de Vista Alegre do Alto está em lockdown, uma versão mais rígida e restritiva das políticas de isolamento social, desde a 00h de hoje, 06/06 até às 24h da próxima segunda-feira, dia 08.

 

Através do Decreto nº 5.004, publicado ontem, 05/06, o prefeito Luís Fiorani decretou medidas emergenciais para este final de semana na cidade.  Conforme o decreto, os estabelecimentos essenciais funcionaram até às 21h de ontem. A partir das 00h de hoje até as 24h  de segunda-feira poderão funcionar apenas farmácias e postos de combustíveis no município.

 

Diz ainda o decreto que, os demais estabelecimentos comerciais e de serviços deverão permanecer fechados durante o período citado. A medida se deve em decorrência do aumento da quantidade de casos de COVID-19, na cidade. O decreto ainda prevê multa: “A fiscalização das obrigações estabelecidas neste Decreto, ficarão sob a responsabilidade do estabelecimento, o não cumprimento acarretará ao estabelecimento a seguinte penalidade:

I – Multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) e suspensão do alvará de funcionamento;

II– O Poder Público Municipal, estará representado pela Guarda Civil Municipal, e pela Vigilância Sanitária do Município.”

 

Aumento dos casos em 150%

A reportagem do Jornal A Trombeta esteve em Vista Alegre do Alto e falou com o prefeito Luís Fiorani, com a secretária municipal da Saúde Camila Dalocio e com a coordenadora de da Vigilância Epidemiológica Carolina Lerri. Segundo o prefeito, ele e sua equipe resolveram implantar o lockdown pelo aumento assustador dos casos confirmados de Covid19. 

 

Em menos de uma semana os casos confirmados em Vista Alegre do Alto aumentaram em 150%. Em 1º de junho  a Nota Informativa 21/2020 da Prefeitura Municipal anunciava 10 casos confirmados e nenhum óbito. Ontem, 05/06, foi anunciado oficialmente 25 pessoas confirmadas com Covid19 e o registro de duas mortes, um homem e uma mulher com 84 e 83 respectivamente.“Então aproveitamos o fim de semana que normalmente já esta tudo parado para decretarmos essas medidas mais restritivas” conclui Fiorani.

 

Tanto a secretária Camila,  como a coordenadora Carolina  foram unanimes em solicitar a população, aos comerciantes e prestadores de serviço de Vista Alegre do Alto que colaborem como as medidas restritivas adotadas para que o contágio diminua e consequentemente não surjam mais confirmações, com possíveis internações e mortes.

 

O lockdown vai até na as 24h de segunda-feira próxima e parir da terça-feira, já foi publicado outro decreto, na data de ontem fixando que no período das 00h do dia 09/06 até as 24h do dia 15/06 poderão funcionar além das farmácias e postos de combustíveis, distribuidoras de gás, os supermercados, hipermercados, mercearias, quitandas, restaurantes e lanchonetes apenas no sistema de entrega delivery permanecendo com as portas fechadas. Os demais estabelecimentos comerciais e de serviços deverão permanecer fechados neste período. No mesmo decreto fica estabelecido que poderão funcionar também padarias no horário  06h até as 11h.