Rotary de Fernando Prestes faz campanha de arrecadação de óleo usado

Publicado em 06/08/2019 as 18h05

FP Rotary Campanha Oleo (1).jpg

Romualdo Bertozzi durante campanha de arrecadaçao de óleo de cozinha usado

O descarte do óleo de cozinha após o uso é uma preocupação de entidades e pessoas ligadas a diversas áreas, desde as ambientais até saneamento básico.  Conectado a essa tendência do descarte correto do óleo de cozinha, o Rotary Club de Fernando Prestes iniciou uma campanha de coleta do produto.

 

Segundo Romualdo José Bertozzi, presidente do Rotary Club a ideia é fazer uma campanha permanente de coleta de óleo de cozinha usado. Ele salienta que a preocupação principal  da entidade é com o meio ambiente, pois após a coleta o óleo será repassado a uma empresa que fará a reciclagem do produto e a destinação correta dos resíduos proveniente de todo o processo. “Apesar de não termos dados reais sobre a quantidade de óleo que é descartado no município, a ação num primeiro momento deverá minimizar bastante os impactos causados pelo descarte incorreto e consequentemente, talvez, num breve espaço de tempo conseguiremos coletar tudo” disse Bertozzi.

 

Além de diminuir os danos ambientais, como a poluição dos rios, do solo e lençol freático, Bertozzi  lembra que todo o material arrecadado será vendido às recicladoras e o dinheiro resultante suprirá  exclusivamente o banco de cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos que o Rotary de Fernando Prestes mantém.

Incialmente foi definido a Frutícola Molena (Avenir Molena) como ponto de coleta das garrafas de óleo. A frutícola está situada no Distrito Industrial na Rotatória da Bandeira. Já está sendo pensado em um local de coleta no distrito de Agulha e também a definição de uma data mensal para arrecadação em domicilio.

 

Óleo não pode ir pelo ralo

Todos os tipos de óleo apresentados anteriormente não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento da sua casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos.

 

No encanamento das residências, existe um equipamento chamado caixa de gordura que armazena gordura proveniente das pias. A caixa de gordura normalmente é feita de plástico PVC ou de concreto. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa citada. Quando isso ocorre, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la, além de realizar o mesmo processo nos encanamento. Por isso, evite ter esse trabalhão ao não jogar fora o óleo usado de cozinha na pia (conheça receita para desentupir o ralo de maneira sustentável).

 

A outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para um rio ou mesmo o mar. Para chegar a uma ETE, é preciso que o óleo misturado com água e outros resíduos passe por uma rede coletora - nesta passagem é que o óleo obstrui o fluxo de esgoto que iria para a ETE. Descartando o óleo indevidamente, você não só prejudica a estrutura do seu encanamento como também pode causar o refluxo do esgoto para outras residências.

 

Quando o esgoto sem tratamento chega a um rio, o óleo de cozinha misturado ao esgoto irá poluir esse corpo hídrico, porém isso depende da carga de esgoto que o rio suporta. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) apresenta uma resolução que estabelece limites para lançamento de óleos vegetais e gorduras animais em corpos hídricos receptores de esgoto (efluente) de até 50 miligramas por litro (mg/L), sendo que a partir deste valor, o óleo de fritura polui mais 25 mil litros de água, o que já é um valor bem alto. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio - isso provoca a morte da fauna aquática.

 

Conteúdo de apoio: https://www.ecycle.com.br/2293-descarte-de-oleo-de-cozinha

Acessado em 06/08/2019 as 17h40