Ravazzi vence a eleição em Fernando Prestes e Fabricio Roncolli ganha em Cândido Rodrigues

Publicado em 30/11/2020 as 18h50

A eleição que aconteceu em 15/11 em Fernando Prestes foi recheada de ações judiciais propostas por ambas às coligações. No entanto a “Coligação Unidos pela Renovação” encabeçada por Ravazzi que tem como vice Mariel da Rocha foi indeferida em primeira instância pela Justiça Eleitoral. Mediante recurso a coligação conseguiu que os nomes de seus candidatos estivessem nas urnas e Rodrigo Ravazzi e Mariel da Rocha, prefeito e vice respectivamente, venceram a eleição conseguindo 2.285 votos contra 1.870 obtidos por Junior Luchetti e Ademir Matias.

 

A Justiça Eleitoral da Comarca de Taquaritinga, em sentença de 23/10 indeferiu as candidaturas por entender que tanto o candidato a vice prefeito Mariel da Rocha, com o também outros nove postulante ao Poder Legislativo não estavam devidamente filiados no PSDB, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Em matéria veiculada por este jornal (site) em 01/09/2020 já mencionava, que segundo site do TSE dos nove atuais vereadores, cinco não estavam filiados a nenhum partido político.

 

Após a eleição, em 26/11, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE, decidiu em plenário acatar o recurso da “Coligação Unidos pela Renovação” e desta maneira anulou a sentença em primeira instância deferindo a candidatura de Ravazzi e Mariel. A decisão comporta recurso ao Tribunal Superior Eleitoral por parte da “Coligação Sempre Unidos por Fernando Prestes e Agulha”.

 

Como fica a composição da Câmara de Vereadores
Dois possíveis cenários podem-se vislumbrar em Fernando Prestes. O primeiro é o que consta no site no TSE (https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/divulga-desktop/votacao-nominal;e=426;cargo=13;uf=sp;mu=64130) até o fechamento desta matéria tendo em vista que os recursos dos vereadores da “Coligação Unidos pela Renovação” ainda não foram julgados pelo TRE -SP: Arnaldo de Jesus (290), Geraldo da Silva (198), Edson Luiz Vergani (175), Wilson José Villela (174), Nivairdo Marcato (173), Ronie Carlos Gomes da Silva (134), Douglas Alves de Oliveira (128), Joel do Sacramento (106), e Leandro Dias Miguel (104).

 

O segundo cenário seria o resultado do julgamento favorável dos recursos pelo TRE-SP de todos os vereadores da “Coligação Unidos pela Renovação”. De acordo com o quociente eleitoral seriam empossados como vereadores:
“Coligação Unidos pela Renovação”
Carlos Roberto Estruzani (313), Mizael Fernando Gibertoni (281), Jean de Carvalho Baraldi (230) e João Carlos da Silva (219).
“Coligação Sempre Unidos por Fernando Prestes e Agulha”
Arnaldo de Jesus (290), Geraldo da Silva (198), Edson Luiz Vergani (175), Wilson José Villela (174) e Douglas Alves de Oliveira (128).
Devido os recursos dos candidatos da “Coligação Unidos pela Renovação” serem julgados separadamente pelo TRE-SP e cada um possui particularidades distintas, esse segundo cenário ainda pode ser alterado.

 

Cândido Rodrigues
Fabricio Antonio Roncolli e Dejalma Zacarin, candidatos a prefeito e vice respectivamente, venceram as eleições obtendo 1.112 votos contra 1.029 de seu adversário Celio Ferretti. 
Atualmente Fabricio Roncolli é vereador e já ocupou a presidência da Câmara Municipal e teve o apoio do atual prefeito Antonio Cláudio Falchi. Célio Ferretti já foi prefeito por duas gestões e também vereador em Cândido Rodrigues.
Veja como ficou a composição da Câmara
Marlon Henrique Bordenal de Oliveira (194), André Luis Falchi (141), Jairo Drape (132), Abimael Aparecido Mafei (107), Ariane Cristina Meloni (106), Roberto Carlos Baesso (94), Antonio Primo Galhardi (90), Alex Patrick Cambero (83) e Carlos Eduardo de Oliveira.
Com essa configuração a coligação de Fabricio Roncolli, elegeu cinco vereadores ficando com maioria na Câmara Municipal.