FERNANDO PRESTES 2001-2018
Programa “Vizinhança solidária” é implantado no distrito de Agulha

Publicado em 28/06/2019 as 7h

Segurança solidária Agulha.jpg

O policial aposentado Delmar Santana entre os colegas sargento Adriano Marques e o cabo Wilson Palma

A Polícia Militar de Fernando Prestes implantou neste mês de junho no distrito de Agulha, o programa denominado “Vizinhança solidária”.  Trata-se de um programa de colaboração entre vizinhos lançado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano de 2009, desde então o programa vem sendo adotado não somente pela capital, mas também por cidades em todo o estado.

 

O que é?
Conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

 

Como funciona na prática: 
Com intuito de resgatar a percepção de segurança na sua região,  vizinhos (dentre eles um tutor) aproximam-se  um dos outros, afastando a indiferença para com o próximo.  Em Agulha a tutoria está a cargo de Delmar Ruiz Santana, sargento aposentado da Polícia Militar.

 

Segundo o sargento Adriano Marques comandante da Polícia Militar em Fernando Prestes,  uma das primeiras ações práticas em Agulha foi a criação de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp com mais de 100 participantes. A ideia sugerida pelos próprios moradores do distrito será um contato imediato entre eles e também com o tutor, caso haja alguma suspeição de crimes em andamento.

 

Tutor: É o cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações. O tutor participará das reuniões do CONSEG.
Visita Comunitária: Periodicamente PM do PVS e integrantes da comunidade farão contato estreitando relações permitindo que a Instituição conheça os reais problemas de segurança pública para providências e soluções.

 

A população do distrito de Agulha, distante da sede do município a 14 quilômetros, reclama da ausência de policiamento permanente no local. Uma das alternativas para melhorar a sensação de segurança foi a implantação do programa em questão.