Pintor agulhense é premiado em exposição em Nova Iorque

Publicado em 19/12/2019 as 7h20

O pintor Clodoaldo Martins teve uma obra de sua autoria premiada durante exposição em Nova Iorque nos Estado Unidos. O evento foi promovido pela NTD – International Figure Painting Competition entre os dias 24 a 30/11/2019. Sua obra “Aves de Milena” foi classificada e exposta entre os selecionados pela comissão julgadora. Neste mesmo período o pintor esteve participando em um duplo workshop sobre pintura e tatuagem na cidade de Barcelona na Espanha.

 

Clodoaldo conta que foi uma grata surpresa a participação de Nova Iorque, tendo em vista que foi convidado pela própria organização do evento, não havendo nenhuma apresentação anterior por parte de colegas ou instituições. “Os organizadores viram meu trabalho pelo Facebook e fizeram o convite” disse o pintor. Quando recebeu o convite para participar da exposição não tinha nenhuma pintura concluída e acabada. Estava terminando uma obra, que já estava vendida e teve de pedir permissão a proprietária, que concordou e até gostou da ideia. “Gostou mais ainda quando a tela foi classificada entre as melhores do mundo” brincou Clodoaldo. A exposição da NTD – International Figure Painting Competition contou com a participação de -400 obras de 258 artistas de 46 países.

 

O workshop na Espanha foi organizado por Max Ghostar, artista plástico peruano com forte atuação em tatuagem por toda a Europa. Clodoaldo esteve por 10 dias em Barcelona quando expôs a um grupo de pessoas suas técnicas de pintura e seus trabalhos. “Foi muito gratificante esse contato com a Europa em poder mostrar um pouco de nossa arte” disse o pintor.

 

Clodoaldo Martins nasceu no distrito de Agulha, município de Fernando Prestes, Estado de São Paulo. A partir dos nove anos de idade, tomou consciência da sua vocação para o desenho e aos 10, já desenhava com muito empenho e satisfação pessoal. Iniciou seus estudos formais aos 13 anos, com o professor de desenho Luis Dotto, em Catanduva. Ainda na adolescência, participou de aulas de pintura, inicialmente, com o artista plástico Sérgio Amorim e, posteriormente, com Celso Bayo.

 

Em 2003 conheceu Washington Maguetas, que o auxiliou no aprimoramento de sua técnica. Logo em seguida, recebeu valiosas contribuições de Alexandre Fausto e de Arlindo Casttelani de Carli.

 

Durante entrevista exclusiva ao jornal e site A Trombeta, Clodoaldo Martins também falou sobre sua carreira, inspiração, cenários e projetos. Quanto a carreira disse que mudou um pouco a temática de suas obras em relação ao início de sua trajetória artística. Hoje se considera um pintor realista figurativo. Retrata em suas telas com perfeição pessoas em seu cotidiano em todos os ambientes. Também falou sobre a construção de cenários que transpõe para as telas. “Apesar de árduo e trabalhoso a construção desses cenários é importante para que eu consiga retratar com a maior precisão possível a realidade e a vida das pessoas” concluiu Clodoaldo.

 

O pintor agulhense, que divide seu tempo entre um ateliê de restauração em São Paulo e Agulha onde reside, hoje tem como norte o artista plástico americano Morgan Weistling. Como Clodoaldo, Morgan aprendeu arte sozinho na biblioteca de arte de seu pai e, aos 15 anos frequentou o Brandes Art Institute, onde desenhar a figura da vida era o foco principal. O jovem artista foi 'descoberto' enquanto trabalhava em uma loja de materiais de arte, quando por acaso mostrou sua arte a um ilustrador de destaque. No dia seguinte, ele trabalhou em uma das principais agências de pôsteres de filmes de Hollywood. Nos 14 anos seguintes, Morgan ilustrou para todos os principais estúdios de cinema, ganhando uma experiência inestimável. As belas pinturas a óleo de Morgan Weistling estão nas coleções permanentes de museus de prestígio e ganharam consistentemente prêmios importantes, incluindo o cobiçado prêmio Prix de West no National Cowboy and Western Heritage Museum e os Patrons 'Choice e Artists' Choice no Masters of a exibição do oeste americano no Autry National Center. Ele também é um professor muito procurado, tanto em oficinas particulares quanto na Scottsdale Artist School.

 

Mais informações sobre Clodoaldo Martins

Site - https://clodoaldomartins.com.br/

Facebook - https://www.facebook.com/clodoaldog.martins