Fernando Prestes comemora o centenário de Santa Luzia com 13 dias de festa

Publicado em 18/11/2019 as 18h

Igreja Matriz 2019 peq.jpg

Diferentemente do que ocorre nas festas em comemoração à Padroeira Santa de Fernando Prestes este ano a comissão organizadora programou 13 dias de festa.

 

Os festejos tanto na parte religiosa como na social terão início no dia 1º e se estenderão até o dia 13 de dezembro quando se comemora o Dia de Santa Luzia.  Parte social será comemorada em um pavilhão que será montado ao lado da Praça da Matriz na Avenida Francisco Sales.

 

Já na abertura no dia primeiro haverá Alvorada Festiva com a Banda Santa Cecília, com muitos doces e bolos aos participantes. Na sequência, as 9h acontecerá o 5º Encontro de Veículos Antigos na Praça da Matriz a programação continua com quermesse durante a noite.

 

Segundo Flávio Agostinho presidente da comissão de festas em comemoração ao centenário todos os dias o público poderá apreciar shows com artistas e cantores da região durante a tradicional quermesse com leilões de prendas e assados. Veja cartaz com a programação completa.

 

A parte religiosa haverá a Trezena de Santa Luzia e o encerramento dar-se-á no dia 13 com a tradicional procissão pelas ruas de Fernando Prestes

 

Festa do centenário começou em maio

Em 25/05, a Paróquia de Santa Luzia festejou os 100 anos de instalação. O pároco Pe. Eliel Moreira ajustou um cronograma para este ano do centenário com várias atividades que estão ocorrendo neste 2019, no entanto em 25/05 foi a data principal.

Pela manhã houve a reza de 100 ave-marias transmitidas pelos alto-falantes da torre da Igreja Matriz. Em seguida às 12h o sino da igreja badalou por 100 vezes.

 

As 18h30 com a presença de dom Eduardo Pinheiro da Silva  bispo da Diocese de Jaboticabal, autoridades locais, paroquianos e visitantes foi inaugurado o Monumento do Centenário, constituído por um pórtico com a imagem de Santa Luzia em azulejos. As 19h Missa Solene presidida pelo bispo.

Para fechar o sábado teve festa e quermesse em louvor Santo Isidro, comemorado anualmente pelos fiéis católicos e principalmente lavradores de quem o santo é patrono.

 

Algumas curiosidades deste século

A paróquia de Santa Luzia de Fernando Prestes foi criada no dia 25 de Maio de 1919, pelo bispo Dom José Marcondes Homem de Mello, arcebispo e bispo da Diocese de São Carlos. A paróquia de Santa Luzia foi desmembrada da paróquia de Jurema (Jurupema) e recebeu como primeiro pároco o  padre  Luiz Prícoli.

 

No dia 1º de Maio de 1927 foi lançada a pedra funda mental da nova Igreja Matriz (a Atual). No ano de 1958 no dia 12 de maio a paróquia de Santa Luzia de Fernando Prestes passa a pertencer a diocese de Jaboticabal.

 

Em 2 de abril de 1967 toma posse da paróquia o Pe João Biagioni, a missão do Pe João foi organizar todo o patrimônio paroquial que estava em descontrole econômico.
No ano de 1969 Dom José Varani vem a paróquia fazer uma nova visita pastoral e celebrar os 50º aniversario de fundação da paróquia, e por essa ocasião já nomeia o Frei Angelo Charântola como novo pároco da paróquia de Santa Luzia de Fernando Prestes. Frei Angelo foi o pároco que mais tempo ficou em Fernando Prestes, deixando o cargo em 1983. O religioso adotou Fernando Prestes como sua cidade, tanto que seus restos mortais estão sepultados no cemitério local.

 

Os doadores do Terreno da Igreja Santa Luzia foram José Agustoni e Judith Magni. Em 1919  ocorreu a compra da primeira Casa Paroquial, de Antônio Luiz Almeida. Os doadores do terreno da Capela São Benedito foram Luiz Moreira da Cunha e sua mulher.

 

Dez Primeiros Batizados – 1919.

1-Olga Mendes Marques

2-Isaura Anjo de Souza

3-Manciva

4-Benedito Batista

5- Deolinda Martins

6  - Amélia Veleiro

7- Trindade Martins

8- Ângelo Biela

9 - Hirde Pagani

10 - Hermida Chirold

 

O atual pároco  Padre Eliel Donizethi Moreira é o 35º sacerdote que esteve frente a Paróquia de Santa Luzia.

A paróquia tem dois padres ordenados Antonio Carlos Molena e José Adalberto Salvini e um diácono Adhemar Pasquini Contrera. A festa patronal de Santa Luzia, atualmente acontece em 13 de dezembro. Em 1935 os festejos aconteceram em agosto.

 

 

Cartaz Festa Santa Luzia Fernando Prestes 2019 peq.jpg