Jornal A Trombeta Fernando Prestes São Paulo Brasil
F. Prestes é certificado pelo Programa Município Verde Azul; Cândido Rodrigues recebe qualificação

Publicado em 15/03/2020 as 18h

O município de Fernando Prestes recebeu a certificação do Programa Município Verde Azul obtendo a 39° colocação, com 88,7 pontos. A premiação a aconteceu entre os 645 municípios paulistas e Fernando Prestes conseguiu a certificação pelo segundo ano consecutivo.

 

A entrega do certificado aconteceu na manhã do dia  05/03, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo com a presença do secretário estadual Marcos Penido da pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente.

 

O prefeito municipal Bento Luchetti Júnior acompanhado do interlocutor ambiental Osmar Segura esteve presente para receber a certificação. Cândido Rodrigues atingiu 76,23 pontos e ficou com 102ª colocação. Os municípios que ficaram com a colocação acima de 90 não foram certificados, mas receberam uma qualificação por participarem do programa. Vista Alegre do Alto também não foi certificada e ficou 101ª colocação.  O primeiro colocado no Estado de São Paulo foi São José do Rio Preto com 97 pontos.

 

O Programa lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

 

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.