Começa a 171ª festa em Aparecida de Monte Alto

Publicado em 30/08/2019 as 20h

Na madrugada do dia 30/08, sob as rezas dos fiéis da procissão, da música da Banda Santa Cecília e da alegria dos presentes com a alvorada teve início a 171° Festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição Montesina em Aparecida de Monte Alto. Antes do farto café da manhã que fora servido, o padre Sebastião Viana saudou os presentes e pediu  a proteção da Virgem Montesina para que tudo ocorra com tranquilidade, paz, sucesso e fé.

 

Neste ano, o distrito de Aparecida de Monte Alto e toda a região comemoram a 171° festa da Virgem Montesina e terá uma ampla programação religiosa e social. Veja cartaz.

 

O ponto alto das festividades acontecerá no dia 08/09 quando será celebrado o dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição, a “Virgem Montesina", com inúmeras missas tendo a participação de milhares de romeiros e fiéis de toda a região e até de localidades mais distantes do Estado de São Paulo.

 

Mas a festa termina apenas no dia 10/09 quando é festejado Divino Espírito Santo antecedido por São Sebastião no dia 09.

 

Novidade viária

Neste ano, Aparecida de Monte Alto conta com uma novidade, que  é a elaboração de um anel viário. A administração municipal de Monte Alto, através da sub prefeitura, após estudos, fez um traçado em forma de uma grande rotatória para quem trafega ou passa pelo local.

Tendo o distrito como núcleo do esquema, os motoristas que vem pela vicinal de Fernando Prestes (lado ocidental) devem tomar a direita já na chegada. Descer até o final da rua e em seguida virar a esquerda. Ir em frente até chegar na antiga via de acesso ao distrito, chamada de “Estrada Real” ou “Estrada boiadeira”. Essa via foi o acesso principal de Aparecida até meados da década de 1980 quando foi asfaltada a toda vicinal oriental e uma outra entrada foi feita. A estrada boiadeira desde aquela época esteva obsoleta e até em desuso.

Para quem chega ao distrito vindo Monte Alto (lado oriental) deve chegar até o portal e pegar a direita passando pelo novo pavilhão. Em seguida virar a esquerda e seguir ao final e virar a esquerda novamente. Ao cruzar a vicinal que vem de Fernando Prestes a rotatória fica completa.

O sub prefeito Samuel Fonseca salientou que esse esquema foi uma forma de melhorar o trafego no distrito, principalmente nos dias finais, 8, 9 e 10, quando aumenta muito o fluxo de veículos. Ele lembra que este ano, o dia 8, ápice da festa, cai num domingo e com isso o movimento certamente aumentará. “Outro ponto positivo desse anel viário foi a restauração da ‘Estrada real’ que há muitos anos estava desativada e muitas pessoas, principalmente as mais jovens não conheciam o local” conclui Fonseca.

Campanha

O Santuário está realizando uma campanha de arrecadação através de um Livro Ouro, o mesmo que foi usado para construção do pavilhão, para captar recursos com a finalidade especifica de revestir com pastilhas a parte posterior do altar central da igreja.

As obras de acabamento da igreja estão em andamento e segundo o padre Sebastião Viana, as pessoas que puderem participar desse Livro Ouro com doações podem procurar pela secretária da paróquia.