A primeira vitima da Covid19 de Fernando Prestes já está em casa recuperado

Publicado em 25/05/2020 as 6h

O morador de Agulha José Roberto Maestrini de 65 anos foi a primeira vítima da Covid19 no município de Fernando Prestes.

 

Maestrini estava recentemente trabalhando em São Paulo, quando veio até o município de Fernando Prestes para fazer tratamento de saúde, que não era coronavírus, tendo em vista a lotação dos hospitais na capital paulista. Ele chegou em Agulha no último dia 26/04 e teve o acompanhamento dos profissionais da Saúde em seu tratamento de diabetes e de uma fístula na região glútea. Durante o tratamento a médica Adriana Bufalino, da equipe da Estratégia da Saúde da Família do distrito de Agulha percebeu que Maestrini aparentava falta de ar e resolveu encaminha-lo a Catanduva para realização exames, inclusive  o de constatação do coronavírus. Após sua internação em 07/05 foi positivado para Covid19 foi tratado e curado em 18/05 quando recebeu alta hospitalar.

Durante sua internação seus familiares foram monitorados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Fernando Prestes. Até o momento nenhuma pessoa, tanto da família, como outras que tiveram contato com Maestrini apresentaram sintomas da Covid19.

Em seus dias de internação hospitalar Maestrini disse que não precisou ser intubado e nem mesmo ficou em leito de UTI. Não apresentou os sintomas graves de falta de ar, normalmente mencionados pelas vítimas atacadas pelo Sars-CoV-2, tanto que após 11 dias internado recebeu alta.

 

Covid 19 no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou ontem 24/05 boletim atualizado sobre os números da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 363.211 casos confirmados da doença e 22.666 mortes foram registradas. Os casos recuperados somam 149.911. 

 

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 15.813 novos casos e 653 mortes. 

Entre a unidades da federação com o maior número de casos, o estado de São Paulo figura em primeiro lugar, com 82.161 casos confirmados e 6.163 óbitos. Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 37.912 e 3.993 mortes. Em seguida estão Ceará (35.595 casos e 2.324 mortes) e Amazonas (29.867 casos e 1.758 mortes) .
 

De acordo com o Ministério da Saúde, 190 mil casos estão em acompanhamento e 3,5 mil óbitos em investigação.

 

Em Fernando  Prestes

José Maestrini foi a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus, o Sars-coV-2, no município de Fernando Prestes. Na semana passada houve outra notificação confirmada para Covid19 aqui no município e trata-se de uma mulher de 41 anos, profissional de saúde, está isolada em sua residência, não precisou de internação e segundo informações de seus familiares passa muito bem. Seus familiares estão sendo monitorados pela Saúde de Fernando Prestes, inclusive o esposo dessa mulher fez o teste para coronavírus e o resultado foi negativo.

 

Em Cândido Rodrigues

Segundo boletim divulgado em 21/05, pela Secretaria da Saúde de Cândido Rodrigues foi confirmado duas pessoas com Covid19. Trata-se de um casal, que está em isolamento residencial e até o momento não houve necessidade de internação. Profissionais da saúde rodriguense estão monitorando o casal e também outras pessoas que tiveram contato com eles.